Prêmios

Docente de SCI conquista prêmio em concurso nacional

Mirela Lanzoni Terce é ex-aluna da pós-graduação Mídias Interativas e consagrou-se por seu projeto de conclusão de curso.


Tridimensionalidade e movimento no tabuleiro do jogo

O Gato Risonho, o Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas. Tais personagens são conhecidos não só no plano da fantasia, mas mundialmente por meio do livro Alice no País das Maravilhas. Foi inspirada nesse clássico da literatura que Mirela Lanzoni Terce, docente do Senac Lapa Scipião (SCI) e ex-aluna da pós-graduação a distância Mídias Interativas, conseguiu se classificar em segundo lugar no 6º Concurso de Criação de Brinquedo, de abrangência nacional.

A premiação será realizada em 1º/12 e promovida pelo Espaço Palavra Editora e Arte, com o apoio das empresas Estrela, Ri Happy, Cartoon Network e Lider. Os três primeiros colocados ganham, respectivamente, uma viagem para Nuremberg, na Alemanha, para visitar a feira Toy Fair; um MacBook; e uma mesa digitalizadora.

Criatividade no papel

Para concorrer era preciso elaborar um produto potencialmente comercial. A peça criada por Mirela chama-se Alice – o jogo e integra o projeto desenvolvido por ela em sua monografia na pós-graduação do Senac, na qual explorou as possibilidades interativas do papel. "Quando o tabuleiro é aberto, árvores saltam do centro, formam-se dobraduras e surgem a tridimensionalidade e o movimento", explica a ex-aluna, que fez parte da turma-piloto da especialização e se formou no fim de 2009. Ela leciona em cursos de computação gráfica, design e internet da SCI.

Recentemente, Mirela foi premiada também pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), da região de São Paulo, na categoria publicação especial, pela arte e diagramação do livro Hydros III – Desafio (Desenvolvido para Amanco Brasil). Nesse trabalho, ela teve o apoio da Satori Editorial e do designer Eduardo Mendes Barbosa, ex-aluno do Técnico em Multimídia, em SCI.

"Como sou docente, incentivo sempre a participação de alunos em concursos, destacando a importância do aprendizado e a experiência de lidar com prazos, críticas e briefings. Para aqueles que estão ingressando no mercado, essa vivência é uma ótima forma de agregar bons projetos ao portfólio pessoal, o que é indispensável hoje em dia", afirma.

Bom exemplo

Além de inspirar os estudantes, as conquistas de Mirela refletem-se positivamente entre os colaboradores da instituição. A opinião é de Ana Kuller, coordenadora da frente de posicionamento educacional e representação política do Grupo Educação (Geduc), vinculado à Gerência de Desenvolvimento 4 (GD4). "O exemplo dela estimula outros funcionários a se inscreverem tanto em ações formativas, para se manterem atualizados, quanto em disputas, que trazem uma motivação extra por proporcionar o reconhecimento. Isso desafia a equipe a elaborar conhecimentos e ideias novas e a tentar implementá-las no mundo do trabalho, o que traz ganhos para o profissional, para os alunos e para o Senac", conclui.

Entrevista publicada originalmente na Intranet do Senac São Paulo.

Veja também entrevista no site do Senac Lapa Scipião.